Grindhouse – À prova de Morte (2007)

 

Título Original: Grindhouse: Death Proof
Elenco: Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Sydney Tamiia Poitier, Julia, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Marcy Harriell, Eli Roth, Omar Doom, Michael Bacall, Monica Staggs
Direção: Quentin Tarantino
Gênero: Ação, Comédia, Suspense
Duração: 114 min.
Estúdio: Dimension Films

Sinopse: Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos, está Stuntman Mike, um rebelde inquieto e temperamental, que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.

Opinião do Chuchu: Ah! Tava faltando comentar um filme do Tarantino. À Prova de Morte é a segunda parte de Grindhouse, um filme duplo realizado em parceria com Robert Rodriguez (o outro é o Planeta Terror). Esse filme é mais um no maior estilo Tarantino: cenas cheias de clichês, diálogos geniais e muito humor. O filme tem cenas de morrer de rir. Hum… quase ia esquecendo… a cena da dança de Vanessa Ferlito no bar é… (assistam! não vou contar!). Embora seja incompreendido por alguns, recomendo bastante o filme. Por sinal, tenho que confessar uma coisa: tive dificuldade em definir um gênero pra ele. Acho que o melhor seria: “Filme do Tarantino” :P Como diria um amigo meu: é trash, mas é bom! (hum… será que foi assim mesmo que ele disse?)

Nota do Chuchu:

chuchu6

Resident Evil: Degeneração (2008)

Título Original: Resident Evil: Degeneration
Direção: Makoto Kamiya
Gênero: Animação
Duração: 97 min.
Estúdio: Sony Pictures

Sinopse: O "Incidente Umbrella" que aconteceu em Raccon City terminou com a erradicação do vírus mortal por meio de um ataque com mísseis ordenado pelo governo. Como suas operações foram suspensas em escala mundial, as ações da Umbrella corporation despencaram. Este golpe grave para os negócios do gigantesco conglomerado empresarial resultou em sua completa dissolução. No aeroporto que começa a se encher de zumbis, o caos está prestes a se repetir...

Opinião do Chuchu: Esse filme dá continuidade à história dos famintos zumbis e dos monstros da Umbrella Corporation. Bem… como todo mundo deve ter percebido, essa história da Umbrella já deu o que tinha que dar, né? Mas o filme é até legal, pelo menos para os fans da série, já que é bem interessante assitir a uma animação 3D feita sobre o universo de Resident Evil. Bem melhor que os 3 filmes com atores reais…

Nota do Chuchu:

O Homem que Desafiou o Diabo (2007)

Título Original: O Homem que Desafiou o Diabo
Elenco: Marcos Palmeira, Fernanda Paes Leme, Flávia Alessandra, Renato Consorte, Lívia Falcão, Otto Ferreira, Leandro Firmino, Leon Goes, Quitéria Kelly, Giselle Lima, Sérgio Mamberti, Coronel Rusevelt, Carmita Medeiros, Pedrinho Mendes, Antonio Pitanga, Juliana Porteus, Rui Resende, Helder Vasconcellos
Direção: Moacyr Góes
Gênero:
Comédia
Duração: 106 min.
Estúdio: Warner Bros. / Globo Filmes

Sinopse: Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas.

Opinião do Chuchu: Esse filme é divertido e sua narrativa se parece muito com a literatura de cordel, presente nas cidades do interior da região nordeste do Brasil. A atuação do Marcos Palmeira é muito boa e as situação vividas pelo protagonistas são tão surreais, que só rindo mesmo! Acho que o filme tem um humor muito regional, mas mesmo que as situações do filme não sejam familiares a alguns espectadores, vale a pena assistir. “Eita que cangote de mulher é melhor que mulher” (Ojuara)

Nota do Chuchu:

Across The Universe (2007)

Título Original: Across The Universe 
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio, Spencer Liff, Lisa Hogg, Nicholas Lumley,    Michael Ryan, Angela Mounsey, Robert Clohessy
Direção: Julie Taymor
Gênero:
Drama, Musical 
Duração: 133 min.
Estúdio: Sony Pictures 

Sinopse:
Nas letras das canções mais famosas do mundo existe uma história que nunca foi contada... Inusitados encontros proporcionam a Sadie, JoJo, Prudence e aos irmãos Lucy e Max, singulares experiências que não aconteceriam se não fosse a iniciativa do jovem estivador Jude (Jim Sturgess) de deixar Liverpool em busca do pai, um ex-soldado que constituiu família nos Estados Unidos. Across the Universe é um musical revolucionário de rock, com amores, diferenças ideológicas, sociais e belíssimas canções que recria, com delicadeza e psicodélica criatividade, a América do turbulento período do fim da década de 60.

Opinião do Chuchu: Esse filme é simplesmente genial (como não pensei em fazer um filme como esse?). Não sei se minha opinião foi influenciada pelo fato da história ser contada através de 33 músicas do Beatles… Mas enfim, quem gosta de musicais e de um filme bem pensando e bem executado, tem que conferir. A atuação do casal que protagoniza o filme (Evan Rachel Wood, Jim Sturgess) é marcante e ainda tem participações especiais de Bono Vox e Selma Hayek. Esse filme só não leva a “estatueta de 6 chuchus” porque ele poderia ser um pouco mais curto (talvez as músicas não devessem estar quase sempre na íntegra) e porque em algumas situações, fica óbvio que a cena foi inserida exclusivamente para casar com a música dos Beatles que está sendo tocada (vide a inserção da personagem Prudence).

Nota do Chuchu:

Axial – Senóide (2007)

axial-senoide

Artista: Axial
Ano: 2007
Gênero: Ambiente 
Lista de Músicas:

  1. Mediterrâneo
  2. Exu
  3. Claridade
  4. Arenosa
  5. Cantiga de Amigo
  6. Obá
  7. Senóide
  8. Feitiço Infinito
  9. Filha da Palavra
  10. Rupestre
  11. Perequm
  12. Incerteza
  13. O Mar
  14. Eu Danço
  15. Inscrição
  16. Oxumaré

Opinião do Chuchu: Um disco despretensioso de uma galera que tem toda a pretensão do mundo: unir "a literatura, a sonoridade eletroacústica, a cultura popular e a valorização étnica". Baixa e ouve! É de graça! É só clicar na arte do disco, logo acima.

Nota do Chuhu:

chuchu_ranking4

Marcelo Camelo – Sou (2008)

sou

Artista: Marcelo Camelo
Ano: 2008
Selo Independente: Zé Pereira 
Lista de Músicas:

  1. Téo e a Gaivota
  2. Tudo Passa
  3. Passeando
  4. Doce Solidão
  5. Janta
  6. Mais Tarde
  7. Menina Bordada
  8. Liberdade
  9. Saudade
  10. Santa Chuva
  11. Copa Cabana
  12. Vida Doce
  13. Saudade (instrumental)
  14. Passeando 

Opinião do Chuchu: Se o Los Hermanos (1999), Bloco do Eu Sozinho (2001), Ventura (2003) e Quatro (2005) são o bolo. Sou é o recheio. Se doce ou salgado, pouco importa. Coma muito, sem moderação!

Nota do Chuhu:

chuchu_ranking5

3 na Massa – Na Confraria das Sedutoras (2008)

Artista: 3 na Massa
Ano: 2008
Gravadora: Deckdisc
Gênero: World Music  
Lista de Músicas:

  1. Certeza (Part. Esp.: Leandra Leal)
  2. O Seu Lugar (Part. Esp.: Thalma de Freitas)
  3. Doce Guia (Part. Esp.: CéU)
  4. Tatuí (Part. Esp.: Karine Carvalho)
  5. Estrondo (Part. Esp.: Geanine)
  6. Lágrimas Pretas (Part. Esp.: Pitty)
  7. Pecadora (Part. Esp.: Simone Spoladore)
  8. O Objeto (Part. Esp.: Nina Becker)
  9. Quente como Asfalto (Part. Esp.: Cyz)
  10. Morada Boa (Part. Esp.: Nina Miranda)
  11. Certa Noite (Part. Esp.: Karina Falcão)
  12. Sem Fôlego (Part. Esp.: Lurdes da Luz)
  13. Tarde Demais (Part. Esp.: Alice Braga)

Opinião do Chuchu: Música e Melodia ou Verso e Prosa? Ah! Tanto faz… 3 Na Massa é mais um projeto do trio Dengue, Pupillo (Nação Zumbi) e Rica Amabis (Selo Instituto). Na Confraria das Sedutoras traz essa taletosa “cozinha”, acompanhada de belíssimas e talentosas mulheres, que enchem de sensualidade as canções do disco (parecem frases sussuradas ao pé do ouvido). O disco é uma verdadeira alquimia de sons. Vale a pena escutar e contemplar as sedutoras…

Nota do Chuhu:

Sonantes – Sonantes (2008)

Artista: Sonantes
Ano: 2008
Gravadora: Six Degrees
Gênero: World Music  
Lista de Músicas:

  1. Carimbó
  2. Miopia
  3. Toque de Coito
  4. Mambobit
  5. Looks Like to Kill
  6. Defenestrando
  7. Quilombo te Espera
  8. Itapeva
  9. Braz
  10. Frevo da Saudade

Opinião do Chuchu: Disco bem experimental, sem compromisso com formas e estruturas. O objetivo é apenas levar ao público uma boa música, cheias de psicodelia. É pra curtir e relaxar… O projeto Sonantes é composto pela cantora CéU, os músicos Dengue e Pupillo (Nação Zumbi), o produtor Rica Amabis (Selo Instituto) e Gui Amabis. Ah! O disco conta ainda com convidados como: Apollo 9, B Negão, Beto Villares, Fernando Catatau, Jorge Du Peixe, Lúcio Maia e Siba.

Nota do Chuhu:

CéU – CéU (2006)

Artista: CéU
Ano: 2006
Gravadora: Warner
Gênero: MPB, World Music  
Lista de Músicas:

  1. Vinheta Quebrante
  2. Lenda
  3. Malemolência
  4. Roda
  5. Rainha
  6. 10 Contados
  7. Vinheta Dorival
  8. Mais Um Lamento
  9. Concrete Jungle
  10. Véu Da Noite
  11. Valsa Pra Biú Roque
  12. Ave Cruz
  13. O Ronco Da Cuica
  14. Bobagem
  15. Samba Na Sola
  16. Malemolência (Instituto Remix)

Opinião do Chuchu: Uma das melhores vozes que ouvi nos últimos anos. E não se engane com o fato dela fazer sucesso na França, Céu canta Música Popular Brasileira (MPB) da melhor qualidade. Quer dizer, como diz um primo meu, essa nasceu pro mundo. Dando uma circulada pelo tracklist, algumas músicas acabam soando um pouco parecidas (o que não chega a ser um defeito). Mas a impressão que me dá é que esse ainda não é o ápice da cantora. Vale a pena conferir.

Nota do Chuhu: