Título Original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei
Elenco: Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaubner, Claudio Caolo, Laura Schmidt, Sebastian Butz, Petra Zieser, Peer Martiny
Direção: Hans Weingartner
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Estúdio: Y3 Film
Sinopse: Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se auto-denominam "Os Educadores", rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Jule (Julia Jentsch) é a namorada de Peter, que está passando por problemas financeiros e, por causa deles, está saindo de seu apartamento alugado. Tempos atrás Jule se envolveu em um acidente de carro, que destruiu o carro de um rico empresário. Condenada pela justiça, ela precisa pagar um novo carro no valor de 100 mil euros, o que praticamente faz com que trabalhe apenas para pagar a dívida que possui. Como Peter viaja para Barcelona, Jan vai ajudá-la na mudança. Eles se conhecem melhor e Jan termina por contar a ela a verdade sobre os Educadores. Empolgada com a notícia, Jule insiste que ela e Jan invadam a casa de Hardenberg (Burghart Klaubner), o empresário que a processou. Após uma certa resistência, Jan concorda. Na casa eles agem como os Educadores, mudando os móveis de lugar, mas cometem um grave erro: Jule esquece no local seu celular. No dia seguinte, com Peter já tendo retornado da viagem mas sem saber do ocorrido, Jan e Jule decidem invadir novamente a casa de Hardenberg, para recuperar o celular. Porém o que eles não esperavam era que o empresário os surpreendesse dentro da casa, o que os força a seqüestrá-lo.
Opinião do Chuchu: Eu tive a sorte (ou não) de ser apresentado a Michel Foucault depois de ter assistido ao filme, porém antes de opinar aqui. O que isso significa? Que antes de Foucault, Edukators era um filme inebriante, contagiante, estimulante... quase tão alucinógeno quanto um prato de chuchu amassado com trigo em pó. Sério. Depois de Foucault, bem, Edukators virou um romance com final feliz e infelizmente as coisas não funcionam assim. Não deixa de ser um grande filme, capaz de fazer pensar e gerar discussões quentes sobre a sociedade, o sistema e as pessoas. É só abstrair a dura realidade e deixar a mágica de um roteiro fantástico ser representado com maestria por grandes interpretações. Mais que recomendado!
Nota do chuhu:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário