Título Original: Das Leben der Anderen
Elenco: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme, Hans-Uwe Bauer, Volkmar Kleinert, Matthias Brenner, Charly Hübner, Herbert Knaup, Marie Gruber
Gênero: Drama
Duração: 137 min.
Estúdio: Creado Film / Wiederman & Berg Filmproduktion / Beyerischer Rundfunk
Sinopse: Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.
Opinião do Chuchu: Ambientando no período em que a Alemanha ainda estava dividida em duas (Oriental e Ocidental). Este filme mostra como a arte e o espírito contestador é capaz de abrir os olhos de um homem que segue fielmente a doutrina comunista da Alemanha Oriental. Durante todo o filme é mostrada a realidade de uma governo onde a repressão toma conta de tudo. Talvez o grande mérito do filme seja justamente mostrar essa realidade, sem cair na mesmice de levar o foco da câmera para cenas que nos envergonham de nossa humanidade. É um filme realmente muito belo, daqueles que nos faz sentir os mais diversos sentimentos.
Nota do Chuchu:
0 comentários:
Postar um comentário