Título Original: Slumdog Millionaire
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Freida Pinto, Irrfan Khan, Azharuddin Mohammed Ismail, Ayush Mahesh Khedekar, Rubiana Ali, Madhur Mittal, Sunil Kumar Agrawal
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Estúdio: Fox Searchlight Pictures
Lançamento no Brasil: 06 de março de 2009.
Sinopse: Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram-, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.
Opinião do Chuchu: Não vou entrar no mérito se esse filme mereceu ou não ter ganho o Oscar de melhor filme, até porque não assisti (ainda) seus concorrentes diretos. De qualquer forma, é inegável a qualidade desse filme, com sua narrativa leve e marcante e seus personagens cativantes. Li um crítico de cinema (na revista “Istoé” eu acho) que falava sobre as referências ao filme “Cidade de Deus”, que podem ser observadas em “Quem quer ser um milionário”. Lembro-me até que ele afirmou que o filme brasileiro abriu as portas para que o filme indiano ganhasse o prêmio da academia. Bem… “Cidade de Deus” pode até ter servido de referência para este filme, mas não acho que o filme brasileiro não tenha ganho o Oscar apenas por não ter vindo ao mundo no momento certo. Talvez tenha faltado um pouco de poesia na forma em que as histórias de Laranjinha e Acerola foram contadas. E poesia é o que não falta na história de Jamal Malik.
Opinião do Chuchu 2: A Índia que a Glória Perez não mostra! (não podia perder essa…)
Nota do Chuchu:
0 comentários:
Postar um comentário